enpt-br

Artigos

Propaganda ajuda as empresas a crescerem?

Ajuda, mas não sozinha. É uma soma de fatos combinados (como diria o meu amigo e astrólogo Bola: uma conjunção favorável dos astros). Quero contar o caso do Angeloni, a maior rede de supermercados de Santa Catarina. Tudo começou com a contratação do Silvio Lummertz Silva em 86. Em fevereiro de 87, após uma concorrência, a SL&M passou a atender a conta do Angeloni, na época atendida pela MPM. Não me lembro exatamente, mas acho que eles tinham apenas 7 lojas.

O Angeloni não tinha tradição em anunciar e a primeira campanha foi gravada em uma noite. Era uma sátira ao programa de TV “os intocáveis” que estava fazendo muito sucesso. Tudo girava em torno do agente Elliot Ness e seus ajudantes que invadiam o Angeloni para comprovar os baixíssimos preços dos seus produtos. Foi feito um comercial de 30 segundos e 7 de 15. Nunca na minha vida eu tinha experimentado um resultado tão imediato em pouquíssimo tempo. As venda quadruplicaram! Esse foi o bom início de uma relação que trouxe enormes benefícios ao Angeloni.

Mas nem tudo era propaganda. Por traz disso existia o olhar inteligente do então diretor de vendas e marketing, o Silvio e o trabalho atento dos irmão Arnaldo e Antenor. E mais do que isso eles aprovavam nossas loucuras. O humor predominava e era criação do Mauro Dorfman e do Vitor Knijinik. Dava trabalho sair de Porto Alegre e viajar até Criciúma todas as semanas, voltando no mesmo dia.

Impulso maior mesmo veio com a criação de um telejornal apresentado por um boneco a quem chamamos de Angelo Toni e seus comentaristas (as vezes homem, as vezes mulher) interpretados pelo ator Falcão. Foi um sucesso de audiência e de vendas. Paralelamente a este crescimento, o Angeloni iniciou uma agressiva expansão,com Hipermercados em Florianópolis, Blumenau e Joinvile, apenas para citar os maiores.

Eu sinto saudades daquele tempo onde o nosso trabalho combinado com a direção e o marketing do Angeloni ajudou a criar uma potência no setor. Hoje o Angeloni além de líder em Santa Catarina, se expande também pelo Paraná.

Respondendo a pergunta do titulo: propaganda é uma arma poderosíssima nas mãos certas e no momento certo.

~

Laerte Martins
23 de abril de 2013